O empréstimo consignado digital é uma excelente alternativa para quem precisa de dinheiro de forma rápida e pouco burocrática. Além disso, ao contrário das linhas de crédito convencionais, o consignado oferece algumas facilidades de contratação.
Por ser digital é bem versátil e ágil. Não existe a necessidade de se deslocar até uma agência, nem nada do tipo. Em pouco tempo, o dinheiro estará disponível em sua conta para que você realize as transações necessárias.
Apesar de ser relativamente popular, ainda há muitas dúvidas sobre como o crédito consignado digital funciona na prática. Por isso, hoje iremos responder algumas das principais dúvidas sobre o assunto e explicar também sobre em quais situações é indicado solicitar o crédito consignado e em quais momentos não é. Confira!
1. Quem pode fazer o consignado digital?
Um dos poucos pré-requisitos para a solicitação do consignado digital é que o solicitante tenha uma renda fixa e que consiga comprová-la. Então, você aposentado ou pensionista do INSS, funcionário público ou do setor privado com carteira assinada, pode solicitar o crédito.
2. Qual valor posso pegar?
O valor aprovado não pode comprometer mais que 35% da renda mensal do aposentado ou trabalhador. Por isso, não é possível citar um valor específico. Ele varia de caso a caso, a depender da renda da pessoa.
3. Em quanto tempo o dinheiro cai na conta?
O valor solicitado é liberado rapidamente, de 24 a 72 horas ele já fica disponível na conta. Apenas em casos ocorram alguma divergência com relação às informações o prazo é maior que este, mas no geral leva entre 2 e 5 dias úteis até que a transação seja concluída.
4. É preciso pagar alguma taxa antecipadamente?
Não, essa é uma das facilidades do consignado digital. Não solicita-se garantias, nem são cobra-se taxas para a liberação do valor. Por isso, se alguém lhe cobrar alguma taxa, desconfie e procure falar diretamente com a instituição.
5. Existe uma idade mínima para contratar?
Sim, a idade mínima para a contratação do consignado digital é de 21 anos, Como mencionamos, também existe um limite aceito que é o de 79 anos e 11 meses. Para contratar acesse nosso site.
6. É possível pegar mais de um consignado?
É possível, no entanto, apenas para servidores federais e aposentados. Desde que as parcela contabilizados em conjunto não ultrapassem 35% da renda mensal do solicitante. Após atingir o limite de contratos só é possível fazer a portabilidade do consignado ou o refinanciamento da dívida.
7. Quanto tempo tenho para pagar o empréstimo?
O prazo máximo para aposentados e pensionistas é de até 84 meses. Já os servidores públicos têm um prazo um pouco maior, de até 120 meses.
8. Qual a taxa de juros do consignado?
Essa é outra vantagem do consignado digital, a taxa de juros pode ser até 10x menor do que o cheque especial e os encargos do cartão de crédito. Isso ocorre porque o consignado é descontado diretamente na folha de pagamento, isso dá ao banco uma garantia maior de que o pagamento será efetuado. Por isso, as taxas são menores.
9. Preciso ser correntista para solicitar o empréstimo?
Não é preciso ser correntista em um banco específico para solicitar o consignado. Na verdade, você pode fazer a solicitação em qualquer banco, mesmo que não tenha uma conta aberta nele.
10. Quando devo solicitar o crédito consignado?
O crédito consignado pode ser solicitado em diversas ocasiões. Se você deseja investir para alcançar um grande objetivo ou precisa de dinheiro para resolver algum problema ou emergência, o consignado pode ser uma excelente alternativa. Mas, é preciso ter cuidado, afinal, essa é uma dívida de longo prazo.
Por isso, antes de solicitar o crédito, é importante ter certeza. Por isso, faça as contas e se planeje, para se certificar de que isso não lhe trará problemas no futuro.
11. Quando o crédito consignado não é indicado
Se você pretende solicitar o crédito para comprar algum item de desejo, mas que é um bem supérfluo. Solicitar o consignado pode não ser a melhor alternativa. Nesse caso, é melhor que você se prepare com antecedência para realizar essa compra por conta própria, vá juntando aos poucos e você conseguirá atingir seu objetivo.
Se você não tem um bom planejamento financeiro, o crédito consignado também não é uma boa alternativa. Como mencionamos, essa é uma dívida de longo prazo e debitamos automaticamente na folha de pagamento. Isso pode fazer com que falte dinheiro para suas necessidades básicas, caso você não tenha se preparado e se planejado financeiramente para pegar o empréstimo.
Ou seja em vez de ajudar, isso poderia piorar ainda mais sua situação e você pode se acabar endividado.
Apesar de ser muito vantajoso quando comparado ao empréstimo pessoal, é preciso ter cuidado ao contratar o consignado digital. São várias facilidades e comodidades, mas ainda assim, você estará assumindo uma dívida de longo prazo e é preciso pensar com cuidado antes de fazer isso.
Gostou do conteúdo e quer ler mais sobre? Então não deixe de conferir outros artigos em nosso blog. Sempre postamos conteúdos relacionados às finanças e as melhores opções de crédito para você.
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a sanar suas dúvidas sobre o consignado digital. Não se esqueça de compartilhar o artigo em suas redes, você pode ajudar outras pessoas que têm a mesma questão que você.
Nos vemos em breve, até mais!