Economizar e fazer o dinheiro render mais no final do mês é algo que todo mundo quer. Mas engana-se quem pensa que é necessário cortar completamente o uso de algumas coisas ou reduzir somente os gastos exagerados. É possível fazer economia doméstica mudando também algumas atitudes no dia a dia. Confira dicas de como economizar em casa:
Atualmente existem uma infinidade de aplicativos e planilhas que podem te ajudar a anotar, controlar e avaliar todos os seus gastos. Com isso, sua percepção é muito mais clara de onde devem ser feitos ajustes para melhorar a economia em casa.
Se você não gosta ou não tem intimidade com as versões tecnológicas das planilhas de controle, você pode utilizar o sempre bom e velho papel. A ideia é a mesma: anotar e organizar em tudo o que seu dinheiro é gasto em casa.
Use, o máximo possível, o seu chuveiro na posição Verão, pois é a função que permite economizar energia elétrica e exige pouco do próprio objeto, evitando que o desgaste dele seja acelerado. A economia, então, é dupla: em energia e em troca da ducha e da resistência.
Para saber como economizar em casa, esta dica é importante. Nos últimos tempos, os aparelhos domésticos são produzidos de modo que sejam mais eficientes no consumo de energia elétrica. Por isso, realizar a troca dos eletrodomésticos antigos por novos contribui para diminuir a conta de luz.
Apesar do custo do aparelho novo ser maior no momento da compra, a longo prazo a economia na conta compensa o investimento.
Procure colocar junto os alimentos que precisam ser assados de uma vez só. Assim, a eletricidade (no caso do forno elétrico) ou o gás (para o fogão) é utilizada em apenas um preparo.