Economizar e fazer o dinheiro render mais no final do mês é algo que todo mundo quer. Mas engana-se quem pensa que é necessário cortar completamente o uso de algumas coisas ou reduzir somente os gastos exagerados. É possível fazer economia doméstica mudando também algumas atitudes no dia a dia. Confira dicas de como economizar em casa:

1) Mensure seus gastos para ir aprendendo como economizar em casa

Atualmente existem uma infinidade de aplicativos e planilhas que podem te ajudar a anotar, controlar e avaliar todos os seus gastos. Com isso, sua percepção é muito mais clara de onde devem ser feitos ajustes para melhorar a economia em casa.

Se você não gosta ou não tem intimidade com as versões tecnológicas das planilhas de controle, você pode utilizar o sempre bom e velho papel. A ideia é a mesma: anotar e organizar em tudo o que seu dinheiro é gasto em casa.

11 dicas simples de como economizar em casa

2) Se possível, use o chuveiro elétrico na posição Verão

Use, o máximo possível, o seu chuveiro na posição Verão, pois é a função que permite economizar energia elétrica e exige pouco do próprio objeto, evitando que o desgaste dele seja acelerado. A economia, então, é dupla: em energia e em troca da ducha e da resistência.

11 dicas simples de como economizar em casa

3) Espere os alimentos esfriarem para colocar na geladeira

Para economizar energia elétrica, aguarde até que os alimentos estejam em temperatura ambiente para só então levá-los à geladeira. Se você colocá-los quentes dentro do eletrodoméstico, ele vai precisar trabalhar mais para ajustar a temperatura, gerando um gasto maior de energia.

4) Substitua aparelhos domésticos antigos

Para saber como economizar em casa, esta dica é importante. Nos últimos tempos, os aparelhos domésticos são produzidos de modo que sejam mais eficientes no consumo de energia elétrica. Por isso, realizar a troca dos eletrodomésticos antigos por novos contribui para diminuir a conta de luz.

Apesar do custo do aparelho novo ser maior no momento da compra, a longo prazo a economia na conta compensa o investimento.

5) Asse mais alimentos ao mesmo tempo no forno

Procure colocar junto os alimentos que precisam ser assados de uma vez só. Assim, a eletricidade (no caso do forno elétrico) ou o gás (para o fogão) é utilizada em apenas um preparo.

11 dicas simples de como economizar em casa

11 dicas simples de como economizar em casa

6) Tampe as panelas durante o cozimento

Não esqueça de colocar a tampa na panela enquanto o cozimento estiver em andamento. Isso contribui para que os alimentos fiquem macios e prontos mais rapidamente, podendo reduzir o tempo de uso do gás em até duas vezes.

7) Cozinhe mais

É isso mesmo: tente cozinhar com mais frequência. Ao preparar as suas refeições, você economiza a compra de alimentos prontos, cai menos na tentação de pedir delivery ou ir a restaurantes apenas porque não tem comida pronta em casa.

Se não quiser cozinhar todos os dias, não precisa. Tire um momento da semana para preparar a comida em maior quantidade e congelar. Quando precisar, é só esquentar, aproveitar e economizar!

8) Antes de ir às compras, pesquise preços na internet

Antes de sair de casa em direção ao supermercado, faça uma lista do que precisa ser comprado e pesquise na internet os preços dos itens nas páginas dos estabelecimentos que você frequenta. Veja qual está oferecendo os melhores preços e só então vá às compras.

11 dicas simples de como economizar em casa

9) Preste atenção nas torneiras

Para economizar água, faça uma vistoria geral na casa toda e verifique se há algum vazamento em alguma das torneiras. Além disso, fique de olho se há o uso excessivo ou desnecessário de água ao lavar a louça e escovar os dentes, por exemplo.

11 dicas simples de como economizar em casa

10) Reaproveite água

A água que você utilizou para cozinhar legumes ou carne pode ser uma ótima base para sopas ou um caldo para outro preparo. O mesmo serve para a água do enxágue da máquina de lavar que pode ser usada para lavagem à mão ou lavar a calçada. Se não conter cloro ou produtos químicos de limpeza mais fortes, dá até para regar as plantas.

11) Esteja atento a tudo

Se você prestar bem atenção, sempre tem alguma atitude que podemos melhorar. Por exemplo, não saia de um cômodo sem apagar a luz. Caso não fique mais ninguém no local, desligue aparelhos que não estão sendo utilizados no momento. E que tal trocar as lâmpadas pelas mais econômicas como as fluorescentes ou as de LED?

Observe e analise seu cotidiano. Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença no seu bolso e você pode encontrar formas de fazer o dinheiro render. Agora você já sabe como economizar em casa!

E se você está precisando de uma ajuda extra, temos a solução perfeita para você! Clique no botão abaixo e confira as nossas soluções:

Leave a Reply

WhatsApp chat