A busca por crédito junto a financeiras e bancos não é incomum, pelo contrário. Cada vez mais pessoas tem encontrado no crédito pessoal uma solução rápida para a falta de dinheiro. Fácil de conseguir, esse tipo de crédito oferece ao consumidor o alívio financeiro que precisa para reorganizar as finanças.
Entretanto, algumas pessoas ainda não sabem como utilizar o crédito pessoal. E para acabar de uma vez por todas com as dúvidas, preparamos um artigo completo para você descobrir como usufruir dessa linha de crédito.
O que é crédito pessoal?
O crédito pessoal também costuma ser chamado de empréstimo pessoal. Essa é uma linha de crédito que existe para atender especialmente as necessidades de pessoas físicas, de no mínimo 18 anos. Ou seja, bastando ser maior de idade e CPF válido.
Graças ao perfil do serviço, essa modalidade não exige garantias para ser concedido nem justificativas para o uso do dinheiro; assim, o cliente fica livre para utilizar o dinheiro como preferir. Por outro lado, a contratação implica a devolução do dinheiro à instituição, em parcelas, com a devida aplicação de juros e encargos.
Como o crédito pessoal funciona?
O crédito pessoal, ou empréstimo pessoal, funciona de maneira similar a outras linhas de crédito: o cliente apresenta seus dados à instituição bancária, que então realizará uma avaliação de crédito. Essa análise costumas ser rápida e em pouco tempo o consumidor já sabe quanto poderá emprestar e em quais condições.
Como mencionado anteriormente, em geral, o crédito pessoal não exige a apresentação de garantias para ser concedido, ou especificação de uso do dinheiro emprestado. Por isso, é possível negociar taxas e prazos, encontrando o agente que oferece as melhores condições.
E diferente do crédito consignado, as parcelas do empréstimo pessoal são descontadas da conta do consumidor, e não da folha de pagamento, como acontece com o consignado.
Quem pode utilizar o crédito pessoal?
Existem dois critérios básicos exigidos para que o pedido de crédito pessoal junto às instituições financeiras: ser brasileiro e maior de idade (ou seja, ter 18 anos ou mais) e ser pessoa física. Empresas não podem usufruir pois, como o próprio nome aponta, é feito para pessoas, com indivíduos, com CPF, não CNPJ.
Em geral, essas características são os requisitos mínimos; de fato, cada instituição tende a apresentar seus próprios requisitos, em geral, informações mais precisas para avaliar a concessão do crédito e oferecer a melhor proposta.
Crédito pessoal para negativados
Algumas instituições disponibilizam a linha de crédito pessoal para pessoas com nome negativado. Em uma busca rápida, você pode encontrar propostas que dispensam a consulta aos órgãos de proteção ao crédito, facilitando a vida de quem precisa de dinheiro e não pode esperar até o nome estar regular.
Vantagens do crédito pessoal
O crédito pessoal é simples de adquirir e encontrar; praticamente todos os bancos e instituições financeiras oferecem essa linha de crédito para pessoa física. Pela internet ou visitando uma agência, é possível avaliar a proposta, fazer uma análise e logo realizar a contratação.
Devido à facilidade na contratação, muitas pessoas o procuram em momentos de emergência, como problemas de saúde, uma viagem não planejada ou reformas que não podem ser adiadas. As pessoas também podem utilizar o valor para outros fins, como estudos, viagens, compras em geral, quitação de dívidas ou até mesmo para empreender.
Sem descontos automáticos
Para trabalhadores autônomos, é a melhor solução. Diferente do consignado, o crédito pessoa não depende de descontos em folha de pagamento para pagamento das parcelas. Basta possuir uma conta bancária (salário ou corrente) para quitar o crédito mês a mês, conforme os termos contratados.
Assim, sem pagamentos retidos na fonte, trata-se de uma modalidade democrática, e alcança um público maior, inclusive quem não tem contracheque para apresentar, mas consegue comprovar renda de outras formas.
Negociação de prazos e parcelas
Em geral, bancos e instituições financeiras tendem a oferecer prazos pré-estabelecidos para pagamento do empréstimo pessoal; antes da contratação, no entanto, é possível negociar o prazo do contrato diretamente com a instituição bancária.
Mais do que isso, o crédito pessoal possibilita a negociação do valor das parcelas, de forma que elas caibam no seu bolso.
Como contratar o crédito pessoal?
Antes de assinar o contrato, no entanto, vale a pena conhecer de antemão as taxas de juros praticadas pelo mercado e diferentes instituições bancárias. Os juros do crédito pessoal podem variar de 4% a 6%, a depender do banco.
Ao escolher a instituição com a qual você vai negociar, a contratação se torna facilitada, como mencionado anteriormente. O primeiro passo é oferecer seus dados à instituição financeira para a análise prévia do crédito. Após a negociação, se a linha de crédito for concedida, a empresa libera o dinheiro dentro de poucos dias.
Dessa forma, para utilizar o seu crédito pessoal, basta entrar em contato com uma agência e encontrar a oferta que melhor cabe no seu bolso.
Empréstimo pessoal ou empréstimo consignado?
Embora fácil de contratar, o empréstimo pessoal tem menos vantagens em termos de juros e encargos que o empréstimo consignado. O consignado é conhecido por ser a melhor solução em crédito para aposentados e pensionistas do INSS, com taxas de juros que podem ser até 10x mais baratas que as de outras linhas de crédito.
Apesar de considerarmos o consignado um tipo de crédito pessoal, ele se destaca por ser vantajoso, barato e fácil de conseguir, já que a empresa desconta as parcelas diretamente da folha de pagamento.
Para servidores, militares, aposentados e pensionistas, o consignado é muito mais vantajoso que o crédito pessoal comum. Por isso, antes de fechar negócio, consulte as opções disponíveis para o seu perfil de consumidor e opte por aquele que te possibilita usufruir das melhores taxas, pagando menos por mais crédito.
Para entender melhor sobre esse e outros assuntos, acesse e conheça a Carrera Carneiro.