Selecionamos algumas dicas para te ajudar a ter mais segurança e evitar prejuízos ao lidar com contratações financeiras. Confira:
Tenha cuidado ao utilizar suas informações pessoais e jamais as informe a desconhecidos, nem em locais fora dos canais oficiais de contato com o banco. Não autorize que seus dados sejam utilizados para qualquer fim que não seja o necessário para o procedimento que você esteja realizando.
No entanto, se caso aconteça de seus documentos serem utilizados de forma indevida, comunique imediatamente aos órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa) e registre um boletim de ocorrência.
Mesmo que demande um pouco mais do seu tempo, leia com atenção todo e qualquer tipo de contrato que você precise assinar. Se não entender alguma cláusula ou informação, peça ajuda de alguém de sua confiança ou especialista que possa te explicar adequadamente tudo o que está descrito no documento.
Procure tirar extratos da sua conta com frequência para acompanhar constantemente todas as movimentações que forem realizadas nela e não correr o risco de algo fugir do seu controle ou ocorrer alguma alteração indevida.
> Não pague valores fora do que ficou previamente informado e acertado em contrato. Não transfira, deposite ou pague qualquer parcela para terceiros ou de procedência desconhecida. Entre em contato com o banco caso haja qualquer dúvida.
> Se houver a necessidade de passar uma procuração para alguém, escolha uma pessoa de sua total confiança. Não esqueça que um procurador terá poderes para tomar decisões e assiná-las por você.
> Guarde suas senhas com o máximo de cautela possível. Se precisar anotá-las, lembre-se de colocá-las em um local que não seja de fácil acesso para outras pessoas. Evite também repassar as senhas para terceiros.