Empréstimo consignado: O que é, quem pode fazer?

O que é empréstimo consignado?

O que é empréstimo consignado?

Em relação ao empréstimo consignado, podemos dizer que essa é a forma pela qual duas partes estabelecem entre si uma relação de credor e devedor, em que um empresta o dinheiro e o outro se compromete a devolver o valor, a juros, em parcelas.

É como um empréstimo normal, em que tudo o que você pega, precisa devolver ao dono.

O diferencial do empréstimo consignado

O consignado se destaca pela segurança e praticidade oferecida pelo desconto em folha.

É seguro para a instituição bancária, que não precisa se preocupar com atrasos no pagamento das parcelas e prático para o consumidor — que consegue comprovar com facilidade, através da renda, que possui condições de pagar a dívida.

O que significa “desconto em folha”?

O empréstimo consignado se destaca graças à forma como as parcelas são descontadas: diretamente da folha de pagamento.

Assim os aposentados e pensionistas do INSS, Funcionários Públicos e Privados podem contratar um empréstimo e pagar sem se preocupar com atrasos.

Diminua o risco de inadimplência

Como o empréstimo consignado é descontado diretamente da folha de pagamento, não há chances de ocorrerem atrasos.

Ou seja, quando o pagamento cai na conta, o empréstimo já estará descontado. Com a dívida em dia, fica mais fácil manter a contas em dia e sem se endividar.

Quem pode fazer um empréstimo consignado?

Poderá contratar um empréstimo consignado:

  • Aposentados e pensionistas (INSS, ou regime próprio);
  • Funcionários Públicos e Privados.

Essa é uma opção de crédito que facilita, especialmente, a vida do aposentado e do pensionista do INSS.

Use o dinheiro do consignado como quiser

Seja para uma emergência, quitar outras dívidas, reorganizar as finanças da casa, fazer uma viagem, investir em um negócio próprio, seja qual for a intenção — o empréstimo consignado não obriga o consumidor a utilizar o dinheiro de maneira específica.

O destino e uso do dinheiro emprestado ficam a critério do consumidor. A instituição financeira apenas garante o crédito.

Vantagens do empréstimo consignado

Para o aposentado, pensionista e servidor público, o crédito consignado é mais vantajoso que o crédito pessoal e que algumas linhas de financiamento.

Fácil de contratar

O empréstimo consignado tem menos burocracia na hora da contratação, basta comprovar seus dados através de RG, CPF e recebimento de benefício previdenciário – ou vínculo como servidor público — para ter o crédito liberado.

Lembrando que é preciso ter margem consignável disponível.

Taxas menores

Conforme já mencionado acima, o consignado é bastante seguro para as instituições. Por isso, conseguem oferecer taxas de juros menores, tornando o negócio bem mais atrativo ao público.

Com menor risco de inadimplência, as instituições podem emprestar com mais tranquilidade.

Sem surpresas: parcelas fixas

Ao contratar o empréstimo consignado com juros menores, o consumidor pode estabelecer com a instituição bancária o número exato de parcelas e o valor. Conhecendo o valor de cada parcela, fica mais fácil se organizar e evitar sustos na hora de pagar pelo empréstimo.

Prazo confortável para pagamento

Para o servidor público, o prazo para pagamento pode se estender por até 120 meses. Em geral, no entanto, aposentados e pensionistas do INSS contam com até 84 meses para pagar o empréstimo, o equivalente a sete anos.

Beneficiários de LOAS, BPC e benificiários que tem representante legal podem usufruir das mesmas condições relativas ao empréstimo consignado.

Disponível também para negativados

O empréstimo consignado nem sempre é solicitado por pessoas com as contas em dia, por isso, até mesmo quem está com o nome negativado ou com o “nome sujo” pode conseguir dinheiro através dessa linha de crédito.

Sem consulta aos órgãos de restrição ao crédito SPC/Serasa e Boa Vista, o consumidor negativado consegue o dinheiro que precisa para usar da forma que bem entender.

Mais dinheiro no mesmo contrato

Após contratar um empréstimo consignado, é possível renegociar o mesmo contrato, e conseguir mais crédito sem precisar de uma nova contratação.

Esse é o chamado refinanciamento, uma alternativa para quem precisa de liberação rápida de crédito, com menos burocracia, e aumento no prazo para pagamento.

Você pode entender um pouco mais sobre o refinanciamento neste artigo.

Diversas ofertas disponíveis

Uma das principais vantagens do empréstimo consignado é a disponibilidade no mercado. Praticamente todas as instituições financeiras oferecem o empréstimo consignado. Em nossa plataforma comparamos a proposta de mais de 10 bancos e lhe retornamos a melhor oferta com a menor taxa de juros possível sem você precisar ter nenhum relacionamento conosco ou com as instituições para obter essa vantagem.

Escolha a melhor proposta para o seu bolso.

Empreste sem ter conta no banco

Ao encontrar a melhor oferta, é possível solicitar a contratação do empréstimo ainda que você não tenha conta no banco ou instituição em questão. Nestes casos, o nome negativado não tende a ser um problema.

Entretanto, se você já ficou devendo para aquele banco em algum momento, pode ser que seu nome esteja em alguma listra de restrições. Esse pode ser o único empecilho para você conseguir o crédito naquela instituição, no entanto, como somos uma plataforma com mais de 10 bancos, conseguimos reverter sua proposta para liberação do crédito que precisa..

O que você precisa saber antes de contratar um empréstimo consignado

Antes da contratação, as instituições tendem a oferecer excelentes opções de simulação. A simulação do empréstimo te ajuda a visualizar o valor das parcelas e o tempo que você levará para terminar de pagar pelo crédito.

Além disso, você pode questionar a instituição sobre o Custo Efetivo Total (CET) da operação. Essa expressão diz respeito à soma de todos os valores pagos pelo empréstimo, incluindo taxas de juros.

Taxas de abertura de crédito e administrativas, também podem aparecer no contrato, entretanto, vão variar de instituição para instituição.

Por isso, é tão importante pesquisar antes de contratar e escolher a proposta que oferece as melhores condições e de maneira transparente.

Como contratar um empréstimo consignado?

Sem mais dúvidas sobre o empréstimo consignado, você pode contratar através da nossa plataforma de crédito com oferta de mais de 10 bancos, ou indo até à agência da instituição de sua preferência. Basta levar RG, CPF, comprovante de residência e de renda atualizados.

Para essas e outras soluções em crédito, acesse e conheça a Carrera Carneiro.

Duvidas Frequente:

Como funciona o empréstimo consignado?

É um empréstimo que tem seu desconto realizado diretamente na folha de pagamento, dessa forma evitando inadimplência e possibilitando uma taxa de juros mais vantajosa do que outras linhas de crédito.

Posso fazer até quantos empréstimos consignados do INSS?

Atualmente no INSS é permitido para cada benefício 13 linhas de empréstimos desde que as parcelas não ultrapassem os 35% da renda, mais 5% da renda para parcela do cartão de crédito consignado INSS e mais 5% da renda para cartão benefício, totalizando 45%.

É possível ter empréstimo e cartão consignado ao mesmo tempo no INSS?

Sim, desde que não tenha utilizado a margem consignável de 35% para empréstimo e não tenha RMC (reserva de margem consignado) que são os 5% da renda destinada ao cartão consignado.

Mesmo tendo outros empréstimos no INSS é possível fazer mais algum?

Sim, desde que não tenha comprometido mais que 35% da renda com parcelas de empréstimo consignado INSS.

Compartilhe: