Muitos possuem dúvidas sobre a plataforma Meu INSS, criada para facilitar o atendimento de aposentados e pensionistas do INSS. Hoje queremos te explicar melhor sobre ela!

O Meu INSS é um portal unificado e multiplataforma para atendimento sobre serviços do INSS. Através dela é possível acessar seus dados previdenciários e trabalhistas, fazer o Cálculo da Guia de Recolhimento, a Inscrição na Previdência Social e a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), Extrato Imposto de Renda, entre diversos outros serviços.

Desde o ano passado, a forma de ter acesso a esses serviços passou a ser somente pelo MEU INSS. Mas, para acessá-lo, basta ter cadastro no acesso.gov.br.

Para te auxiliar, vamos te mostrar o passo-a-passo exato para fazer seu cadastro e ter acesso a esses serviços.

Como fazer cadastro no Meu INSS:

 1. Primeiramente acessar o link: https://meu.inss.gov.br/central/#/

2. Após clique em ENTRAR:

MEU INSS

3. Clicar em LOGIN:

MEU INSS

4. Em seguida CRIE SUA CONTA:

MEU INSS

Após criar sua conta, vamos para a parte de cadastro.

Cadastro no MEU INSS:

  1. Ao clicar irá aparecer uma tela solicitando os seguintes dados:
    – CPF (deve estar com a pontuação)
    – Nome completo
    – Telefone celular (Se preencher com número do cliente irá mensagem para ativação)
    – Email (Se preencher irá mensagem para ativação)

MEU INSS

  1. Após preencher as informações necessárias, selecionar “Não Sou um Robô” e aceitar os Termos. Então clique em continuar e irá aparecer nova tela para confirmação de seus do cliente, estes podem ser referentes à data de nascimento e nome da mãe (se errar 2 vezes seguidas precisa aguardar alguns minutos para tentar novamente).
  2. Após selecionar as opções corretas, clicar em continuar. Irá abrir uma tela para confirmar informações referentes às contribuições que o cliente fez ao INSS.

Sempre terão 5 opções de respostas, sendo que apenas 1 é verdadeira.

Algumas das perguntas que podem aparecer são:

●     Você recebeu algum tipo de benefício da Previdência Social nos últimos 5 anos? Aqui deverá ser selecionado o tipo de benefício que recebeu, ex. Aposentadoria por tempo de contribuição, Pensão por morte previdenciária, Aposentadoria por Invalidez etc, caso não tenha recebido informe está opção.
●     Em que ano você foi contratado em seu emprego atual (ou no último) com carteira assinada?
●     Sua última contribuição para a Previdência Social foi sobre qual salário? Exemplos de contribuição: salário pago pelo empregador, recolhimento como autônomo/contribuinte individual, entre outros.Se necessário, consulte na sua carteira de trabalho.
●     “Em qual das empresas a seguir você já trabalhou?” Apenas uma empresa é correta.
●     “Quando ocorreu sua última contribuição por carnê ou Guia da Previdência Social (GPS) nos últimos 5 anos? Exemplos de contribuição: recolhimento como autônomo/contribuinte individual, entre outros.”  Essa opção é referente se o cliente já contribuiu ao INSS por carnê, atenção essa pergunta é referente aos últimos 5 ANOS, se não contribuiu informe esta opção.
●     Qual o ano da sua última contribuição para a Previdência Social? Exemplos de contribuição: salário pago pelo empregador, recolhimento como autônomo/contribuinte individual, entre outros.” Geralmente a data em que cliente trabalhou por último ou a última vez que pagou o carnê, se nunca contribuiu informe esta opção.

OBS: Sempre serão feitas 5 perguntas, se clicar em continuar depois da 5ª pergunta e alguma informação estiver errada irá aparecer uma tela de “DADOS DIVERGENTES” e será necessário esperar 24h para refazer as perguntas.

 

Importante: Se não tem certeza de alguma informação a dica é avançar até a 5ª pergunta e ir anotando as opções que aparecem, em seguida ao invés de clicar em continuar, fecha a tela e entra novamente em login iniciando todo o procedimento novamente. Toda vez que é fechado à tela e reiniciado as perguntas do INSS, algumas respostas voltam diferente e é possível localizar a resposta correta através de eliminatória.

No site do INSS temos acesso a todas as informações do benefício e podemos consultar os seguintes serviços:

MEU INSS

MEU INSS

Viu como é simples? Faça seu cadastro e tenha acesso de forma super rápida e fácil a diversos serviços!

 

Leia mais:

O que é e como funciona o empréstimo consignado do INSS
Nova Previdência: o que muda nas aposentadorias em janeiro de 2020
3 vantagens do empréstimo consignado que você precisa conhecer

Leave a Reply

WhatsApp chat