Segundo dados apresentados pelo Serasa, o Brasil tem mais de 66 milhões de inadimplentes, o maior número desde 2016. Essas pessoas, por conta da dívida, encontram dificuldades para adquirir e/ou ter acesso a diversas situações, como financiamento, crédito etc. Não ter o nome limpo na praça pode ser grande um problema.
Por conta disso, alguns encontram no empréstimo pessoal uma alternativa que permitirá quitar a dívida, limpar o nome e voltar a ter acesso aos benefícios financeiros oferecidos pelas instituições.
Mas, como conseguir crédito quando está negativado? Para responder a pergunta, preparamos esse artigo com um passo a passo que esclarecerá todas as dúvidas.
O que é e como funciona o crédito para negativado?
Mesmo com restrições no CPF, o famoso nome sujo, é possível conseguir crédito por meio do empréstimo. Sendo uma opção interessante, principalmente, para aqueles que desejam limpar o nome, aumentando o score e reorganizando a vida financeira.
Porém, o processo para conseguir crédito quando negativado é bem mais burocrático. Além disso, as instituições praticam taxas de juros mais altas para o público negativado, o valor disponibilizado também é menor, e é exigido algum tipo de garantia, já que o sujeito não tem histórico de bom pagador.
Para pensionistas, aposentados, funcionários públicos e privados que têm crédito pessoal com garantia do FGTS, conseguir crédito mesmo estando negativado é mais simples. Isso porque a parcela do empréstimo pode ser descontada pelo banco ao receber o benefício ou diretamente na folha de pagamento. Quando a pessoa não se encaixa no perfil, dificilmente irá conseguir crédito e quando consegue pagará juros abusivos.
As instituições, sejam bancos, financeiras, correspondentes bancários ou fintech, disponibilizam o pedido para empréstimo no próprio site ou aplicativo. Ali mesmo, você consulta o valor máximo de crédito, condições de pagamento, taxas de juros, etc. Sendo necessário apresentar os documentos solicitados.
Confira a seguir o passo a passo de como conseguir crédito para negativado.
1. Escolha o tipo de crédito para negativado que melhor se encaixa em seu perfil
Quando se trata de crédito para negativado, existem alguns tipos de empréstimo mais usuais e indicados para diferentes perfis. Cada um tem suas próprias exigências quanto à garantia de pagamento.
Conheça cada um deles e verifique em qual melhor se encaixa sua situação. São eles:
- Microcrédito: de pequeno valor, é indicado para empreendedores informais ou formais (pessoa jurídica ou MEI). O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) estabelece suas regras, e as instituições financeiras de todo o país concedem o empréstimo.
- Empréstimo consignado: com juros mais baixos e fácil de contratar, esse tipo de crédito para negativado oferece pouco risco para a instituição financeira, já que o valor das parcelas é descontado diretamente em folha de pagamento ou benefício previdenciário;
- Penhor: regulamentado pelo Código Civil, nesse caso o penhor consiste em transferir um bem como garantia para conseguir o empréstimo para negativado. A instituição financeira fica resguardada, daí os juros serem mais baixos e não exigir a conferência do histórico do solicitante nos órgãos de proteção ao crédito;
- Empréstimo com garantia do FGTS: para ter acesso ao empréstimo, é necessário ter saldo no FGTS para saque aniversário, com juros mais baixos e fácil de contratar, esse tipo de crédito para negativado oferece pouco risco para a instituição financeira, já que o valor das parcelas é descontado diretamente do Fundo de Garantia.
2. Pesquise as instituições financeiras que concedem crédito para negativado
Fique atento a golpes e fraudes, infelizmente muitos se aproveitam da situação para proveito próprio. Por isso, ao se deparar com uma oferta ou encontrar alguma instituição, seja um banco, financeira, correspondente bancário ou fintech procure saber sobre o local e o serviço e nunca, jamais pague nenhum valor para concessão do crédito.
No site da Receita Federal você consegue pesquisar a financeira através do CNPJ e razão social. Consulte também as redes sociais para saber o que as pessoas falam a respeito e, também, sites como o Reclame Aqui.
3. Encontre a melhor condição para o empréstimo
Nem sempre a primeira proposta é a mais viável. Busque junto a várias instituições financeiras que oferecem crédito para negativado a melhor opção de empréstimo. Confira o valor máximo concedido, taxas de juros, forma de pagamento etc.
Compare as simulações e constate qual é de fato o melhor para a sua situação atual, considerando já orçamento atual e quanto dispõe para pagar as parcelas.
4. Planeje como irá quitar a dívida
Ter o dinheiro na conta para reorganizar a vida financeira não é a solução para tudo. Você precisa ter uma estratégia de como fará para pagar as parcelas do empréstimo de modo a não cair em uma nova dívida.
Justamente por essa razão é que se deve avaliar, inclusive, se o empréstimo para negativado é a melhor alternativa nesse momento. Planilhas ou aplicativos para organização financeira são ótimos para ajudá-lo nessa etapa. Ordene o orçamento familiar e defina qual o valor máximo da parcela pode pagar por mês.
5. Encaminhe a documentação
Depois de acertar tudo, é hora de enviar os documentos solicitados pela instituição para liberar o crédito para negativado. Em geral, os documentos são:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de renda (contracheque, carteira de trabalho, extrato bancário e declaração de imposto de renda);
- Comprovante de residência.
Após analisar a documentação, depositamos o valor na conta informada pelo solicitante e cobramos as parcelas conforme o tipo de crédito para negativado definido em contrato. Confira se tudo está correto.
Cuidados na hora de conseguir crédito para negativado
Para evitar problemas futuros, antes de contratar o crédito para negativado cheque os prazos oferecidos e compare os juros praticados pelas diferentes instituições financeiras que encontrar. Atenha-se também ao quanto de sua renda você pode destinar ao pagamento das parcelas.
E, fique atento aos golpes, por conta da dificuldade de liberação de empréstimo para negativado, muitos se aproveitam para tirar vantagem. Sempre confira a instituição no site da Receita Federal ou do Banco Central.