Na busca por soluções em crédito, o empréstimo pessoal com garantia do FGTS, além de facilidade, as melhores taxas do mercado. E para facilitar ainda mais o acesso ao crédito, o consumidor pode utilizar o FGTS como garantia para esse tipo de empréstimo.
Se você já considerou a possibilidade de utilizar o FGTS para quitar alguma dívida, trocar de carro, reformar, construir, ou mesmo fazer um tratamento de saúde, estético ou odontológico, esse artigo é perfeito para você tirar as suas dúvidas.
Que tal entender um pouco sobre o FGTS?
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) surgiu nos anos 60. Ele foi criado visando proteger o empregado no caso de demissões sem justa causa. Quando contratado sob CLT, ou seja, regime celetista, o trabalhador tem direito ao FGTS.
O recolhimento do Fundo de Garantia é feito na proporção de 8% do valor recebido a título de salário.
Um novo depósito todo mês
O FGTS funciona é depositado mensalmente, em uma conta vinculada ao PIS/PASEP do trabalhador. Assim, o Fundo corresponde ao valor total desses depósitos, durante a duração do contrato de trabalho.
O trabalhador pode utilizar o fundo que antes servia exclusivamente para uso após a demissão tanto para pagar financiamento de imóveis quanto para servir de garantia para empréstimos.
Como saber o meu saldo do FGTS?
Se você ainda está na ativa, pode consultar o saldo do seu FGTS através do aplicativo do FGTS, a Caixa Econômica Federal è responsável pelas contas vinculadas ao fundo. Preenchendo o portal com os dados necessários, você conseguirá cadastrar uma senha e depois verificar o saldo disponível.
Através do portal, você consegue consultar as contas que ainda recebem depósitos e as que já foram finalizadas após o saque.
Você pode consultar o saldo de FGTS pelo aplicativo
A Caixa também oferece a opção de você acompanhar os depósitos e o saldo da sua conta vinculada ao FGTS por um aplicativo para celular.
Assim, fica mais fácil saber quanto você tem em conta e a data do próximo saque-aniversário, por exemplo.
E como funciona o FGTS para garantir o empréstimo pessoal?
Conforme mencionado acima, quem possui saldo em conta vinculada ao FGTS, poderá utilizar o valor como garantia para conseguir o empréstimo pessoal.
A associação entre o fundo e o crédito pessoal garante à instituição que concede o empréstimo o direito de “reservar” parte do saldo do FGTS para quitar o débito.
Por exemplo, de modo geral, pode-se dizer que, ao oferecer o seu FGTS como garantia, o banco poderá separar para si uma parte do saldo. Se você emprestar 5 mil reais, o banco reservará 5 mil do saldo, e assim por diante.
O FGTS te ajuda a conseguir crédito junto aos bancos
Ao apresentar uma garantia, a instituição bancária entende que você tem condições de arcar com o compromisso assumido, facilitando a concessão do crédito.
Desde 2016 os bancos podem aceitar os valores do FGTS como garantia para o empréstimo pessoal. E apesar da garantia, o funcionamento do empréstimo ocorre da mesma forma que o empréstimo consignado, sem caução.
Como funciona o empréstimo pessoal com garantia do FGTS?
Assim como nos demais casos, o empréstimo pessoal com o FGTS de garantia funciona respeitando o saldo a receber nos saque aniversários futuros.
Vale lembrar que o empréstimo pessoal com garantia é aquele tipo de empréstimo em que o consumidor se compromete a descontar diretamente dos saques aniversários futuros o valor das parcelas. E na busca por facilitar a concessão do crédito, o FGTS serve como garantia.
Juros a partir de 1,49% e limitados a 3,5% ao mês
Como em outras modalidades de empréstimo, o consignado cuja garantia é o Fundo de Garantia por Tempo de serviço obedece ao limite de juros de 1,69% até 3,5% ao mês determinado pelo Banco Central.
E para que o segurado não comprometa todo o saldo do FGTS com empréstimos, a instituição financeira permite que apenas 10% do saldo da conta vinculada seja utilizado como garantia pelo empréstimo contratado.
Assim, você consegue a caução necessária para a concessão do crédito que precisa, sem comprometer todo o saldo do seu Fundo de Garantia.
Saque-aniversário do FGTS como garantia para empréstimo pessoal
Essa é uma das melhores opções para quem precisa de crédito, seja para quitar dívidas, trocar de carro, reformar, construir, comprar um terreno ou fazer um tratamento de saúde ou odontologico.
Como o próprio nome indica, o saque-aniversário é a oportunidade que o trabalhador tem de sacar, anualmente, determinado valor do seu saldo vinculado ao Fundo de Garantia. Ao optar pelo saque-aniversário, no entanto, a empresa impede o trabalhador de retirar o valor integral da conta caso seja demitido.
Como utilizar o saque-aniversário para conseguir um empréstimo pessoal?
Caso você tenha optado pelo saque-aniversário, poderá oferecê-lo como garantia. Nestes casos, o consumidor poderá oferecer à instituição até 10 anos de saque-aniversário, mas indicamos fazer adiantamento de 5 até 7 anos. Esse valor ficará também “reservado” para pagar o empréstimo.
FGTS Garantia para Empréstimo não é o mesmo que antecipação?
Sim é a mesma coisa, se você deseja antecipar os saques-aniversários poderá fazer até 10 anos de antecipação, mas recomendamos 5 ou 7 anos. Esse tipo de empréstimo é mais vantajoso que empréstimo pessoal, pois a instituição financeira tem a garantia que irá receber, com isso conseguimos uma menor taxa de juros.
Quem pode utilizar o FGTS como garantia para empréstimo?
Somente quem trabalha com carteira assinada, ou seja, aqueles regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), pode realizar esse tipo de empréstimo.
Para isso, a empresa contratante precisa ter convênio com o banco com o qual o trabalhador deseja realizar a contratação. Outro requisito é ter um prazo mínimo de vínculo empregatício de 12 meses para que a utilização do saldo do FGTS seja autorizada como garantia.
Onde fazer um empréstimo consignado e utilizar o FGTS?
Você pode aproveitar e fazer uma simulação ou contratar com a sua instituição de confiança.
Para saber mais sobre o tema, continue se informando em nosso blog.
Ou acesse nossa página, conheça os serviços da Carrera Carneiro e contrate seu empréstimo.