O Ministério da Previdência Social do Brasil deu um importante passo em direção à modernização e eficiência dos seus serviços ao implementar a telemedicina BPC LOAS para a realização de perícias médicas.
Em apenas dois meses, abril e maio deste ano, essa tecnologia inovadora atendeu mais de 15 mil segurados, sendo inicialmente utilizada apenas para os requerimentos do Benefício de Prestação Continuada.
BPC LOAS: Pioneiro na utilização da telemedicina
Antes de tudo, é importante saber que o BPC LOAS é o primeiro benefício da Previdência Social que pode ser atestado via telemedicina. Ele é destina-se a idosos e pessoas com deficiência que comprovem não possuir meio de prover a própria manutenção nem de tê-la provida pela família.
Nos primeiros dois meses de operação, 104 Agências da Previdência Social realizaram perícias médicas conectadas, beneficiando segurados em diversas regiões do país.
Distribuição regional das perícias
A implementação inicial das perícias por telemedicina alcançou várias regiões, com 96 perícias realizadas no Nordeste, e outras em locais como Rondônia (Ariquemes, Vilhena e Ji-Paraná), Rio Grande do Sul (São Jerônimo e Santo Antônio da Patrulha), Mato Grosso (Colíder e Guarantã do Norte) e Amapá (Oiapoque).
Selecionaram essas localidades com base em critérios como a ausência de peritos médicos nas agências, longos tempos de espera por perícias ou a necessidade de deslocamentos significativos por parte dos segurados.
Como funciona o atendimento por telemedicina BPC LOAS
Desse modo, para os segurados que desejam antecipar suas perícias do BPC, o serviço de telemedicina pode ser agendado ligando para a Central 135.
No dia marcado, o segurado deve comparecer a um consultório médico na Agência indicada, onde ocorrerá o contato com o perito médico de forma remota.
Essa prática visa reduzir o tempo de espera e os custos associados às perícias presenciais, ampliando a capacidade de atendimento do sistema previdenciário.
Vantagens da telemedicina na Previdência Social
De acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, a adoção da telemedicina representa um avanço significativo para a instituição.
“A telemedicina já é uma realidade para atendimentos médicos em geral, e nós estamos trazendo esse avanço tecnológico para a Previdência Social. O atendimento por telemedicina aumenta nossa capacidade operacional e reduz nosso custo. Conseguimos atender mais pessoas e gastando menos”, afirmou o ministro.
Expansão do uso da telemedicina
Instituiu-se a telemedicina na Previdência Social em março deste ano. Inicialmente disponível para o BPC LOAS, a expectativa é expandir gradualmente sua utilização.
No futuro, segurados poderão ser avaliados à distância para outros benefícios, como incapacidade permanente, incapacidade temporária, além das perícias de reavaliação e de avaliação biopsicossocial da deficiência.
Assim, essa expansão promete revolucionar o atendimento previdenciário, tornando-o mais acessível e eficiente.
Desafios e expectativas
Apesar dos avanços, a implementação da telemedicina enfrenta desafios, como garantir a infraestrutura adequada em todas as localidades e assegurar a qualidade e a segurança dos atendimentos remotos.
No entanto, as expectativas são positivas, com a previsão de que a telemedicina possa transformar significativamente a prestação de serviços previdenciários, beneficiando milhões de segurados.
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