Aprenda como simular sua aposentadoria

Como ter organização financeira na aposentadoria

A aposentadoria é o sonho de vida de muitas pessoas. No entanto, muitas simplesmente não tem ideia de quando esse momento irá chegar e nem mesmo que é possível simular para descobrir quanto tempo falta. 

Sim, é totalmente possível descobrir quando é que você vai se aposentar e, na verdade, é um processo bem simples. Continue lendo que vamos te explicar como fazer! 

Como funciona o simulador de aposentadoria do INSS? 

Esse é um serviço oferecido pelo site do Meu INSS e com ele o cidadão consegue verificar quais são as modalidades de aposentadoria, se ele já tem direito ao benefício, quanto tempo de contribuição possui e várias outras informações com relação ao benefício. 

O site busca os dados previdenciários de quem está realizando a pesquisa direto no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e mostra também quais são os tipos de aposentadoria pelos quais você pode optar. 

O único cuidado que é preciso ter antes de fazer a simulação é com a checagem dos dados. Caso eles estejam incorretos, a previsão do simulador também sairá errada. 

Quais tipos de aposentadoria é possível simular? 

Por conta de todas as mudanças que ocorreram na Reforma Previdenciária e com relação às novas regras, a calculadora agora não consegue simular todas as categorias, apenas 7 delas. Que são: 

  • 2 categorias de aposentadoria por idade: regra antiga e outras 4 regras de transição; 
  • 5 categorias de aposentadoria por tempo de contribuição: regra antiga e as outras 4 de transição; 

Infelizmente, essas são as únicas categorias que podem ser simuladas atualmente. Por um tempo, durante todas as mudanças, a calculadora chegou a ser desativada. Mas, agora já pode ser utilizada por quem quiser! 

Como fazer a simulação de aposentadoria? 

O primeiro passo para fazer essa simulação é criar uma conta no site GovBR. Sem isso, você não conseguirá fazer nada. Faça o cadastro e forneça todas as informações necessárias. 

Feito isso, basta entrar no site Meu INSS e fazer o login com a conta que você acabou de criar. Feito isso, você estará na página de serviços oferecidos pelo site, daí, basta clicar no ícone “simulador de aposentadoria”. 

Logo em seguida aparecerá uma tela que mostram sua idade, tempo de contribuição e se você tem direito a alguma das categorias de aposentadoria. 

Caso você não tenha direito, o aplicativo também mostra quanto tempo falta em cada uma delas. 

Assim, você terá a informação que tanto anseia. Mas, vale lembrar que o simulador não necessariamente garante direito ao benefício. É apenas uma ferramenta de previsão. 

É possível ver o valor do benefício? 

Sim, o site também oferece essa funcionalidade! Mas, infelizmente, ela não está disponível para todos. Apenas para quem está a menos de 5 anos de se aposentar. 

Nesses casos, o site mostra o valor estimado do seu benefício. No entanto, o valor pode mudar de acordo com a modalidade de aposentadoria ou regra de transição aplicada. Por isso, não se assuste se os valores forem muito diferentes um do outro. 

Lembrando novamente que é apenas uma previsão da ferramenta. Da mesma forma que ela não garante o benefício, não é possível garantir que o valor mostrado é de fato o que você irá receber. 

Como solicitar aposentadoria? 

Se você teve a felicidade de descobrir que já pode solicitar o benefício, nós também vamos te ensinar como fazer isso. E o melhor de tudo é que você nem precisa sair de casa para fazer isso. 

A partir da plataforma ou do aplicativo Meu INSS você consegue solicitar a tão sonhada aposentadoria. Mas, antes disso, precisa ter alguns documentos em mãos: 

  • Carteira de trabalho; 
  • Documento de identificação; 
  • Extrato do CNIS; 
  • Comprovante de residência; 
  • Requerimento por escrito; 
  • Em casos de atividade rural, especial ou no exterior é preciso apresentar o comprovante do período trabalhado. 

Antes mesmo de acessar a plataforma, tire fotos frente e verso de cada documento e os digitalize em PDF. Feito isso, você poderá seguir o mesmo passo a passo que explicamos no começo do texto. 

Acesse o site do Meu INSS e faça login com sua conta GovBR. Vai aparecer uma tela com vários ícones e você deve clicar no que diz “Novo Pedido” e em seguida em “Aposentadorias e CTC e Pecúlio”. 

Depois disso, aparecerão as categorias de aposentadorias e você deve escolher a que deseja. Caso queira solicitar uma aposentadoria especial, selecione a opção “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”. 

Pode ser que apareça uma tela para atualizar seus dados, confira se está tudo correto e se necessário, faça as alterações necessárias. 

Em seguida, aparecerão algumas perguntas na tela que você deve responder. Elas são cruciais para que possam analisar seu benefício. 

Na próxima tela irá aparecer uma janela com uma questão importante, com relação à data de entrada do benefício. Para o caso de o benefício não estar disponível no dia em questão, para que seja data a entrada no requerimento na data em que for liberado. Basta selecionar “sim” e pronto! 

Parte final da solicitação 

Depois disso, você deverá anexar os documentos digitalizados. Caso o site solicite algum comprovante de atividade no serviço público e esse não for o seu caso, basta ignorar essa parte. 

Em seguida, será preciso informar seu CEP e selecionar a agência da Previdência Social mais próxima de você. E agora, sim, você irá para a última tela onde irá aparecer um resumo de sua solicitação. 

Confira se está tudo certo e clique na caixa na parte de baixo da página e confirme que todas as informações são verdadeiras. Pronto, agora você já solicitou sua aposentadoria e precisará apenas esperar o resultado! 

Felizmente, com o avanço da tecnologia os processos que antes eram extremamente burocráticos estão mais simples e rápidos! Quem poderia imaginar que um dia seria possível se aposentar sem nem precisar sair de casa? 

Incrível não é mesmo? Esperamos que você tenha curtido o conteúdo e que ele te ajude a simular ou solicitar sua aposentadoria (se for o caso). 

Nos vemos em breve, até mais! 

Compartilhe: