Opções de como conseguir um empréstimo pessoal

Como conseguir empréstimo pessoal?

Saiba como conseguir um empréstimo pessoal e os cuidados que deve tomar!

Diferente de modalidades de crédito como o financiamento, conseguir um empréstimo pessoal não exige uma finalidade específica, razão pela qual é o modo mais simples de obter algum valor emprestado por uma instituição financeira, seja um banco ou financeira.

Também conhecido como crédito pessoal, é concedido a qualquer um que resida no Brasil, tenha entre 18 e 79 anos, e documentos válidos, o que significa que o CPF precisa estar regularizado, para ser aprovado na análise de crédito. Nenhuma garantia é exigida, porém, os juros costumam ser mais altos em comparação ao crédito pessoal com garantia, crédito consignado e ao financiamento.

Por mais fácil e menos burocrático que seja, antes de contratar um empréstimo pessoal é aconselhável ponderar, tanto sobre os motivos quanto a respeito da perspectiva de ganhos futuros, sempre considerando o orçamento atual.

Em vista disso, a seguir, veremos um passo a passo de como conseguir um empréstimo pessoal e dicas de cuidados a serem tomados para não “entrar numa fria”.

Apesar de ser uma modalidade de crédito fácil, para conseguir um empréstimo pessoal é necessário comprovar renda e ser aprovado na análise de crédito. Você pode fazer o procedimento e enviar a documentação online. Para saber como proceder, continue a leitura.

Como conseguir um empréstimo pessoal?

Concedido por bancos, financeiras, cooperativas e fintechs, as opções para contração de um empréstimo pessoal são muitas, sendo preciso ficar atento. Seja diretamente em uma agência, em site ou aplicativo, pesquisar sobre a reputação da empresa é o primeiro passo.

No site da Receita Federal, consulte o CNPJ e a Razão Social da instituição financeira, caso não a conheça. Consultar as redes sociais da empresa também dará uma boa perspectiva sobre sua reputação perante os clientes. Além disso, pesquise a respeito das taxas e custos, compare os valores em busca do melhor negócio.

E nunca faça pagamento antecipado para liberação de crédito, pois você poderá estar sendo vítima de um golpe.

Simule o crédito

No próprio site e/ou aplicativo da empresa é possível simular o valor do empréstimo pessoal. Essa ferramenta indica o valor máximo concedido. E é uma ótima forma de descobrir se você pode obter o crédito desejado.

Verifique todos os custos

Assim que conclui-se a simulação, disponibiliza-se todas as opções de empréstimo para você analisar e escolher a melhor opção. Esta etapa exige bastante atenção, é aqui que você irá conferir os juros e todas as taxas da operação.

O mais importante nesse momento é prestar atenção ao CET (Custo Efetivo Total), composto pelo total de taxas, encargos, despesas e juros. Isso porque nem sempre juros menores implicam em um valor total mais vantajoso. É mais interessante buscar o menor valor de CET, pois é nele que está a somatória final que você pagará à financeira.

Defina qual a melhor forma de pagamento

Antes de fechar qualquer transação, defina o valor máximo que consegue arcar por mês, sem interferir no orçamento familiar, a quantidade de parcelas e o prazo para quitar o empréstimo pessoal. Não aja por impulso e evite se colocar em uma situação financeira delicada e instável.

Separe os documentos solicitados

Para a análise de crédito, a instituição financeira solicita o envio da cópia dos documentos do solicitante, visto que não é possível realizar um empréstimo pessoal em nome de terceiros. Alguns documentos, além dos que listaremos a seguir, podem ser exigidos, por exemplo:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda (extrato bancário, comprovante de imposto de renda, holerite, carteira de trabalho assinada, etc.).

Aguarde a análise de crédito

Para evitar calotes, a empresa realiza uma análise minuciosa e criteriosa do perfil do solicitante, consultando órgãos de crédito, documentação e toda a história financeira da pessoa. Com base nos dados obtidos, oferece as condições com menor risco de inadimplência.

Visto que a análise de crédito para conseguir um empréstimo pessoal avalia se e quais condições o cliente dispõe para pagar, a cotação da taxa de juros, quantidade de parcelas e valor máximo disponibilizado, variam de pessoa para pessoa.

Confirme o depósito em sua conta

Geralmente, o processo desde a simulação até a disponibilização do valor não demora muito. Caso o empréstimo seja confirmado, confirme o depósito integral do valor na conta bancária que você informou à empresa e que consta no contrato.

Cuidados a tomar antes de contratar um empréstimo pessoal

Dificilmente se pensa em um empréstimo pessoal quando a vida financeira vai bem. Essa opção, em geral, surge quando as finanças de casa estão apertadas ou quando se deseja investir em uma reforma, compra de bens ou mesmo abrir um negócio próprio.

A grande questão é que conseguir um empréstimo pessoal deve servir como ajuda e não como dívida. Assim, antes de tomar qualquer decisão e fechar um contrato, pare e reflita. E para auxiliá-lo nisso, confira as dicas:

Pondere sobre o objetivo e necessidade

Defina a razão que o motiva a buscar um empréstimo pessoal. A depender do objetivo, outros meios podem ser mais viáveis; nem sempre fazer uma dívida para quitar outra é uma solução inteligente, já que a situação tem chance de virar uma bola de neve.

Organize as finanças e os gastos

Qual sua condição financeira atual? Utilize aplicativos e planilhas de organização financeira para ter uma visão clara do quanto o seu orçamento está comprometido. Desse modo, não arrumará mais uma dor de cabeça.

Analise outras alternativas além do empréstimo

Nem sempre o empréstimo é a melhor opção. Considere a renegociação da dívida ou, no caso de cartão, o parcelamento do valor total, por exemplo. O objetivo é exaurir todas as alternativas que não envolvam adquirir outro problema.

Planeje como quitará o empréstimo

Conhecer seu orçamento financeiro também é fundamental para planejar o pagamento do empréstimo pessoal. Busque por parcelas que não ultrapassem 15% de sua renda mensal e se mantenha firme em seu planejamento.

Pesquise bastante

Com várias instituições financeiras para conseguir um empréstimo pessoal é preciso ficar atento e pesquisar bastante, para garantir que escolheu a melhor opção. Procure informações sobre o local, as taxas de juras, CET, parcelas, e tudo o mais.

Consulte agora mesmo o seu crédito em mais de 15 instituições parceira na plataforma inteligente da Carrera Carneiro.

Compartilhe: