Na busca por crédito, muitas pessoas se deparam com a necessidade de obter dinheiro rápido e seguro. Uma dessas soluções vem através do crédito pessoal. O tipo mais comum de uso desse tipo de crédito é o empréstimo pessoal.
A contratação de empréstimos se tornou uma necessidade para muitas famílias. Para contornar o endividamento e os altos preços praticados no comércio, o número de empréstimos pessoais contratados aumentou em quase 20% apenas em 2021, segundo o Instituto Propague.
O que é empréstimo pessoal?
O empréstimo pessoal é também chamado de crédito pessoal. Os dois se referem a um tipo de crédito em que a instituição bancária concede, em forma de empréstimo, valores a serem utilizados de acordo com a vontade do consumidor.
É o oposto do financiamento, por exemplo, em que, ao adquirir um veículo ou um imóvel, existe uma justificativa para aquele crédito. No empréstimo pessoal, concessão do crédito independente de apresentação de destinação dos valores contratados.
Empréstimo pessoal: receber agora e pagar de volta em parcelas.
O empréstimo pessoal envolve uma relação de confiança, em que um lado entrega o que tem – dinheiro, a juros – e a outra devolve o valor em parcelas, ao longo de vários meses.
Assim, o empréstimo nada mais é que a oportunidade que o consumidor tem de obter crédito, de imediato, pagando aquele valor ao banco, em pequenas parcelas, conforme as condições oferecidas para aquela transação.
Em que posso utilizar o dinheiro do empréstimo pessoal?
Conforme mencionado acima, o empréstimo pessoal pode ser utilizado à vontade pelo consumidor. Assim, o valor pode ser utilizado tanto para quitar débitos, quanto para realizar investimentos.
Desde a ampliação de um pequeno negócio, reformas, viagens ou estudos — o uso do valor obtido por meio do empréstimo é livre. Seu uso, de fato, ficará apenas limitado ao valor contratado e à proporção da dívida em relação ao orçamento familiar.
Afinal, o empréstimo é uma nova dívida e não pode ser ignorado.
Quem pode contratar o empréstimo pessoal?
Em geral, o empréstimo pessoal pode ser contratado por qualquer pessoa maior de 18 anos, com CPF válido, e que resida em território nacional. Parece fácil, não é? Entretanto, alguns requisitos adicionais podem variar conforme a empresa à qual se realiza a solicitação.
A empresa pode negar o meu pedido de empréstimo?
Apesar de ser liberado para qualquer tipo de pessoa, independente da profissão ou regime de aposentadoria (INSS ou regime próprio), a instituição bancária ou representante bancário pode negar a concessão do empréstimo pessoal.
Ainda assim, as financeiras costumam ser as mais abertas a fornecerem crédito a negativados do que os bancos.
O que saber antes de contratar o empréstimo pessoal?
Antes de contrair uma nova dívida, considere a destinação do crédito para não gerar mais endividamento. Ao calcular o valor total necessário para emprestar, você também vai saber o valor das parcelas mensais.
Essas são informações básicas para que você possa verificar se essa nova dívida se encaixa no seu orçamento.
Afinal, quais as vantagens do empréstimo pessoal?
Uma das principais vantagens do empréstimo pessoal é a facilidade na contratação. Em geral, as pessoas utilizam o dinheiro desse tipo de crédito para quitar dívidas (inclusive de cartão de crédito) ou investir em algo importante.
Assim, para estimular o pagamento de débitos pendentes e atender à eventuais emergências do consumidor, é possível contratar o empréstimo pessoal até mesmo através da internet, seja pelo internet banking, aplicativos das instituições ou plataformas de crédito múltiplo bancos.
O empréstimo pessoal também pode ser um investimento
Embora a contratação desse tipo de crédito também resulte em uma dívida, o valor contratado pode ser utilizado em novos investimentos. Seja em cripto moedas – muito populares nos dias atuais – ou através da abertura de um negócio, o empréstimo pessoal facilita a realização desse tipo de planos.
Uma das vantagens do empréstimo pessoal é a possibilidade de obter crédito mesmo negativado. A maioria das empresas facilita a concessão, bastando haver uma relação entre consumidor e instituição para a concessão desse tipo de crédito.
Assim, basta ter uma conta bancária na instituição da qual deseja requerer o empréstimo para receber o crédito.
Escolha em quanto tempo pagar pelo empréstimo
É possível, de acordo com os limites estabelecidos pela instituição de crédito ou bancária, escolher em quantas parcelas pagar pelo empréstimo contratado. Dessa forma, é possível ao consumidor escolher o valor que mais se adapta à sua realidade financeira.
A facilidade do empréstimo pessoal vem também da possibilidade de conseguir o dinheiro sem precisar comprovar renda. Ou seja, tanto quem trabalha com carteira assinada quanto quem é autônomo, por exemplo, pode contratar o crédito pessoal.
Além disso, a liberdade de contratação permite ao consumidor encontrar a melhor instituição, que ofereça as melhores taxas e prazo para pagamento, sem depender exclusivamente daquela com a qual está acostumado a negociar.
Algumas instituições até oferecem a possibilidade de utilizar o FGTS como garantia para a contratação do crédito. Uma forma rápida e fácil de mostrar ao credor o seu comprometimento com o pagamento do débito.
Antes de realizar o empréstimo pessoa: escolha com cuidado!
Confiar na instituição que lhe oferece o crédito faz parte da transação. Escolher uma instituição de crédito ou bancária faz parte do planejamento que antecede o empréstimo pessoal em si.
Tirar suas dúvidas antecipadamente e buscar a melhor alternativa para seus problemas financeiros fica mais fácil com a orientação adequada.
Para essa e outras soluções em crédito, conheça a Carrera Carneiro Crédito Inteligente ou visite nosso blog e se mantenha informado.