Depois da reforma da previdência, a aposentadoria por idade sofreu algumas alterações, e esse é um dos principais benefícios procurados pelos segurados hoje em dia.
Atualmente existe uma idade certa para atingir para solicitar a aposentadoria por idade, tanto para os homens quanto para as mulheres, além de ter 15 anos de contribuição para essa categoria.
Os requisitos para a aposentadoria por idade são os mais simples de seguir, e por isso, muitas pessoas acreditam que essa é a única maneira de conseguir alcançar o benefício do INSS.
Seja qual for a categoria em que você se enquadra, é essencial entender todas as regras relacionadas à aposentadoria por idade, garantindo que a situação seja favorável a você e que seu benefício não seja negado.
Com isso, se você possui dúvidas sobre como solicitar a aposentadoria por idade, quais os valores a receber e a documentação necessária para esse processo, acompanhe as informações que trouxemos a seguir:
Aposentadoria por idade: o que significa?
A aposentadoria por idade é um benefício do INSS concedido às pessoas que atingem uma faixa etária determinada. Para quem começou a trabalhar antes da reforma da previdência, é necessário atingir 65 anos, para os homens, e 60 anos, para as mulheres, além de ter 13 anos de contribuição ao INSS.
Se você começou a contribuir com o INSS antes da reforma e não é aposentado, é necessário seguir os requisitos conforme as regras de transição.
Pessoas que começaram a trabalhar depois da reforma, precisam ter 65 anos (homens), e 62 anos (mulheres) para ter direito à aposentadoria por idade.
Qual o valor desse benefício?
O valor da aposentadoria por idade pode variar de acordo com a regra em que você se encaixa. Para as pessoas que se aposentam na regra de antes da reforma, o valor é de 70% sobre a média dos 80% salários maiores, além de 1% por ano completo de trabalho.
Já para as pessoas que vão se aposentar pela regra de transição ou regra definitiva, o valor é de 60% da média dos salários mais 2% ao ano sobre o tempo mínimo em que contribuíram.
Quem possui direito a essa modalidade de aposentadoria?
Para conseguir se aposentar por idade, é necessário seguir alguns requisitos, que são diferentes antes da reforma e depois da reforma.
Caso você tenha atingido a idade mínima e tenha contribuído por 15 anos ao INSS, você possui direito de se aposentar por idade se enquadrando nas regras de antes da reforma.
Caso não tenha atingido a idade mínima ou o tempo de contribuição, é possível se aposentar a partir da regra de transição. Para as pessoas que começaram a contribuir depois da reforma, possuem direito de se aposentar pela regra de aposentadoria programada.
Passo a passo para solicitar a aposentadoria por idade
Você pode fazer a solicitação da aposentadoria por idade através do aplicativo Meu INSS, do site oficial ou por meio do agendamento feito pelo telefone.
Para os pedidos feitos pela internet, é necessário acessar o site ou baixar o aplicativo, disponível tanto para sistema Android quanto para o sistema iOS.
Feito isso, você deve cadastrar a sua senha ou fazer um cadastro, caso nunca tenha acessado anteriormente. Então, pesquise pela opção “aposentadoria por idade” e selecione.
Depois de atualizar todos os seus dados, leia todas as informações descritas e clique em “avançar”. Se atente para preencher todos os dados corretamente no site. Você também vai precisar anexar os documentos solicitados.
Feito isso, escolha a agência do INSS que fica mais perto da sua casa e o banco mais próximo também. Confira seus dados com muita atenção, e se estiverem corretos, clique na opção de “Declaro que li e concordo com as informações acima”.
Depois disso, basta esperar a resposta do INSS. É comum que você tenha que levar seus documentos pessoalmente na agência para cumprir as exigências. Em caso de dúvidas, o INSS ainda pode entrar em contato através do telefone, por e-mail ou por SMS para solicitar os documentos.
Caso você tenha dúvidas durante o processo de solicitação da aposentadoria por idade, o ideal é sempre contar com um profissional especializado no assunto para te ajudar, como um advogado, por exemplo.
O seu pedido pode ser negado e a solicitação também pode demorar mais do que o esperado, mas não se preocupe, existem soluções para esses casos e vamos falar mais sobre isso a frente.
Quais documentos necessários para solicitar a aposentadoria por idade?
Assim como para qualquer outra modalidade de aposentadoria, para solicitar a aposentadoria por idade é necessário apresentar alguns documentos que comprovem que você tenha direito de receber o benefício do INSS.
Você vai precisar apresentar:
- RG, CPF;
- Extrato CNIS;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Carnê de contribuição;
- E outros documentos que comprovem o pagamento das parcelas.
A documentação para solicitar a aposentadoria por idade não mudou depois da reforma, e para os segurados especiais, é necessário apresentar alguns documentos adicionais, para comprovar as condições descritas.
Aposentadoria negada: o que fazer?
O INSS nega muitos pedidos de aposentadoria por idade todos os anos, e isso não é incomum, podendo acontecer com qualquer pessoa. Mas, não se preocupe, pois existem maneiras para resolver esse problema.
Você precisa estar atento ao processo, pois as análises feitas pelo INSS podem apresentar algumas falhas.
Com isso, para conseguir comprovar que você possui direito, é interessante ter todo o processo de solicitação em mãos. Assim, você pode comprovar o seu período de trabalho, o período que contribuiu e também analisar se o tempo não foi contabilizado.
Contar com a ajuda de profissionais para esses casos é muito importante, pois assim, você consegue ter o seu caso avaliado de perto, entender o que deu errado e se os valores a serem recebidos estão de acordo com as contribuições feitas todos os anos.
Se você deseja saber mais sobre o assunto e tirar as suas dúvidas, saiba que podemos te ajudar. Acesse o site e leia outros conteúdos publicados!