Nós sempre recebemos muitas dúvidas sobre o empréstimo consignado! Apesar das regras serem gerais, cada caso é um caso e deve ser analisado individualmente. Isso acaba gerando muitas dúvidas nos beneficiários.

Como o propósito da Carrera Carneiro é te ajudar sempre, compilamos algumas dessas dúvidas sobre empréstimo consignado do INSS e respondemos nesse vídeo para você:

 

Confira aqui algumas dessas principais dúvidas sobre empréstimo consignado:

 

1. Meu marido é aposentado e já tem empréstimo em outro banco. É possível fazer mais um empréstimo?

Depende. O limite máximo para comprometimento da renda com empréstimos é de 30%. Caso esse outro empréstimo já tiver comprometidos todo os 30%, então não será possível. Mas caso tenha comprometido 20%, por exemplo, ele ainda pode solicitar um empréstimo com valor dentro dessa margem de 10% restante para completar 30%.

2. Quem recebe amparo social, BPC ou auxílio, pode fazer empréstimo consignado?

Infelizmente não porque esse tipo de benefício não é contemplado dentro das categorias que podem fazer empréstimo consignado. No extrato do MEU INSS vocÊ consegue ver exatamente se seu benefício permite ou não. Além disso, aqui no blog temos uma lista completa dos benefícios que podem ou não fazer empréstimo.

3. Sou pensionista e já pago um empréstimo, gostaria de saber se posso fazer mais um?

Você pode fazer um empréstimo consignado, desde que ele comprometa apenas 30% de sua renda. Portanto, vai depender do valor que você já paga do outro empréstimo. Uma opção nesse caso é fazer o cartão consignado, que vai liberar um pouco mais da sua renda. Outra opção é a portabilidade de dívidas, da qual já falamos aqui no blog.

4. Qual a documentação necessária para fazer empréstimo consignado do INSS?

  • Documentos pessoais – RG e CPF
  • Cartão da conta 
  • Comprovante endereço
  • Uma foto no estilo selfie
  • Um vídeo de reconhecimento facial (este é feito no sistema)
  • Cartão magnético para recebimento do crédito (opcional)

5. Sem margem é possível fazer um empréstimo pessoal no carnê ou no boleto?

Se você está sem margem é porque já comprometeu 30% da sua renda. Só que esse é o máximo que pode ser comprometido com um empréstimo consignado, portanto não é possível solicitar outro. Mas uma boa opção nesse caso é a portabilidade de dívidas, que comentamos acima.

6. Quando realizamos empréstimo consignado é obrigatório a cobrança de seguro mesmo não tendo interesse ou solicitado?

Não é obrigatório. Inclusive é proibido, porque configura como venda casada (proibida no art. 39 do Código de Defesa do Consumidor).

 

Se você tiver mais dúvidas sobre empréstimo consignado, mande para gente e podemos fazer mais um post ou vídeo comentando o assunto!

 

Leia mais:
Empréstimo consignado: o que é e como contratar
Meu benefício permite empréstimo consignado do INSS?
Existem riscos em contratar empréstimo consignado?

Leave a Reply

WhatsApp chat